Desejos de Ano Novo

Queridos leitores,

Tenho escrito muito pouco aqui nesse ano de 2019. De fato foi um ano difícil para a nossa família, mas não menos abençoado. O Senhor é bom! E a sua bondade brilha mais forte na escuridão e é melhor vista por olhos embaçados. Em meio à tristezas, e por meio delas, o Senhor nos sustentou e nos fez crescer um pouquinho mais, e voltou nossos olhos um tantinho mais para as coisas lá do alto. E isso é um grande ganho para pecadores como nós, apegados que somos às coisas dessa vida. E gostaria de saudá-los, nesse novo ano que inicia, com palavras de conforto que recebi nesse fim de ano, de pessoas queridas, e que espero que possam ser edificantes para vocês também.

O primeiro texto é uma palavra que recebi de minha irmã, escrita pelo pastor Dr. Joel Beeke, nos falando sobre como os puritanos saudavam uns aos outros no ano novo. O segundo, que recebi de minha cunhada, um texto singelo do diário de Mary Winslow, que nos relembra o infinito amor de Deus. E o último, e mais querido, um texto de meu próprio pai, Pr. Paulo Anglada, texto muito especial, pois foi o último texto que escreveu, como uma breve introdução ao capítulo 28 do seu quarto volume do livro de Atos, num sábado, dois dias antes de ter sido chamado para a glória. Nesse texto precioso, ele olha (e nos convida a olhar também) para o passado, para o presente e para o futuro, em plena confiança na graça e na soberania do nosso Deus. Que nosso bondoso Pai possa abençoá-los e edificá-los também nessas verdades preciosas!


Um Abençoado Ano Novo!

E um bom costume desejar uns aos outros um “Feliz Ano Novo”. Mas muito frequentemente, o que queremos dizer com isso é: “eu espero que você continue saudável, que tudo vá bem com você, e que você tenha muita prosperidade esse ano em tudo que você fizer”. Os reformadores e os puritanos faziam um pouco melhor. Eles se saudavam desejando uns aos outros um abençoado ano novo. (Abençoado = felicidade interna independente das circunstâncias). Com isso, eles queriam dizer algo assim: “Eu espero que tudo o que aconteça com você pela mão da Providência de Deus nesse ano por vir possa ser santificado para você em Cristo e por meio Dele, para que você seja paciente na adversidade, grato na prosperidade, e tenha uma firme confiança no nosso fiel Deus e Pai diante do futuro desconhecido (Catecismo de Heidelberg, p. 28), crendo que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que O amam (Rm 8:28)”. Então eu desejo a você e sua família um abençoado ano novo! Eu desejo a você em 2020 a experiência de Samuel Rutherford, que podia dizer:  ”Que a cada dia possamos ver algo novo em Cristo. Seu amor não tem nem borda nem fundo. No flutuar de nossos sentimentos, vale lembrar que Jesus não permite mudança em suas afeições; o seu coração não é a bússola pela qual Jesus navega”.  – Dr Joel Beeke 


O Infinito Amor de Cristo

Meu querido amigo, não quero me esquecer de lhe desejar um feliz ano novo no melhor sentido da palavra. Ah! Que esse novo ano possa nos encontrar avançando na vida divina mais rapidamente do que temos feito até agora – crescendo em adequação à nossa herança celestial! Nós estamos nas mãos de Deus. Ele não delegaria essa confiança nem para o mais importante anjo na glória! Ele sabe que ele é o mais adequado para ser nosso Protetor. Foi amor, amor infinito, que o trouxe ao nosso mundo. Foi amor, amor infinito, que o constrangeu a enfrentar o terrível conflito quando Ele teve de lidar com a morte, o inferno e a sepultura – nossos poderosos inimigos. Foi amor infinito que o sustentou de volta até a glória , onde Ele agora aguarda até nos receber para Si mesmo, e de onde amor infinito O trará de volta novamente, para consumar a redenção da sua igreja na sua ressurreição da sepultura, e na consumação do seu eterno deleite. Verdadeiramente essa é a bendita esperança dos santos. Que nossos corações se apeguem com santo amor Àquele que tanto nos amou. O que mais temos a fazer aqui senão glorificar Àquele que tem feito coisas tão grandiosas por nós? – Mary Winslow


Balanço de Final de Ano

Final de ano é época de balanço e planejamento empresarial. Nessa época, as empresas costumam fazer um levantamento de como foram as suas vendas e como se encontram as suas finanças, e fazem orçamentos e planejamentos para o próximo ano. É comum também, nessa época do ano, as pessoas físicas, em geral, costumarem refletir sobre o ano que passou e a fazer planos para o novo ano que se aproxima.

Com o crente não é diferente. Nos últimos dias de cada ano e primeiros dias dos anos que se iniciam, costumamos refletir, não somente sobre nossa vida material, mas, especialmente, acerca da nossa vida espiritual. São ocasiões propícias para nos arrependermos dos nossos pecados, expressarmos gratidão a Deus por suas bênçãos, e renovarmos nossos compromissos de fidelidade, santidade e serviço ao nosso amado Senhor e Salvador Jesus Cristo. 

Ao refletirmos sobre o ano que passou, podemos constatar nesses momentos, com a graça de Deus, como o Senhor conduz sábia e soberanamente todos os acontecimentos da nossa vida, para o nosso próprio bem, e glória do seu nome. Ao anteciparmos o que nos acontecerá no ano que se avizinha, resta-nos repousar nas mãos de Deus, reconhecendo que não temos nenhum controle sobre o que advirá, mas confiando que ele conduzirá nossas vidas a bom termo, pois os céus e a terra estão sob seu controle e ele tem absoluto domínio sobre todas as coisas.

Por essa razão, ao invés de ficarmos apreensivos ou alarmados quanto ao futuro desconhecido, descansamos, confiando que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8:28) – Rev. Paulo Anglada, 02 de Fevereiro de 2019

Post criado 133

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo

Descubra mais sobre Maçãs de Ouro na Árvore da Vida

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading