Recursos para Rememorar a Reforma Protestante

Há poucos anos, quase não se falava sobre a importância da Reforma Protestante, muito menos às crianças. Que prova do agir de Deus é o despertamento para esse tema que temos visto surgir em tantas igrejas de várias denominações em nosso país! Pastores, professores e famílias têm ouvido falar e buscado aprender e ensinar sobre essa grande obra que o Senhor realizou há cerca de 500 anos, fazendo a luz da Sua Palavra brilhar num contexto de trevas, enganos, superstições e imoralidades, mesmo dentro da igreja corrompida daquele tempo. Deus foi abrindo os olhos de vários homens sinceros para os erros e enganos da igreja medieval, e a mensagem da Bíblia foi sendo redescoberta pelas pessoas comuns, e isso causou um impacto tão profundo na vida espiritual das pessoas individuais, nas famílias, nas igrejas e na cultura de países inteiros, que se fazem sentir até os nossos dias.

Parece, contudo, que os efeitos intelectuais e morais da Reforma, mesmo nos países em que ela predominou, têm diminuído grandemente, especialmente nos últimos cem anos. Não raro a Bíblia apresenta períodos de cerca de 400 anos para representar um longo tempo, capaz de desvanecer na memória de um povo as grandes obras de Deus. Como exemplo: os 400 anos em que os israelitas ficaram no Egito, antes do Êxodo; os 400 anos que precederam o cativeiro babilônico, e os 400 anos de silêncio que precederam a vinda de Cristo. Depois de cada um desses longos anos, Deus “se lembrou” do seu povo, e trouxe maravilhosas obras redentivas. E aqui estamos, mais de 400 anos depois do reavivamento e reforma que Deus operou no século 16, mais uma vez num mundo em trevas, no qual, apesar dos avanços na tecnologia da informação, a palavra de Deus parece estar encoberta debaixo dos entulhos litúrgicos das igrejas, comercializada pelos Tetzels das mega-igrejas e esquecida e desprezada em nossos próprios lares, que agora levantam os seus altares em torno dos ídolos do entretenimento, da televisão e da internet.

Se essa é a situação nas igrejas ditas evangélicas, que dizer do contexto nacional e mundial mais amplo, em que as crianças comemoram o Halloween no aniversário da Reforma Protestante, em que jovens mulheres comemoram a legalização do aborto em vários países, e em que terroristas muçulmanos violentos são defendidos por universitários?! Afetando mais diretamente a educação, temos a agenda global que busca destruir a autoridade e decência da família com a ideologia de gênero, com a valorização do ensino de religiões ocultistas nas escolas, e com a lavagem mental esquerdopata que busca acabar com a própria sanidade das crianças, inclusive com a defesa da legalização das drogas. Ah! Como o nosso mundo carece de outra Reforma!

Há, contudo, sinais da obra do Senhor, pelo menos aqui no Brasil. Há pequenos Moisés sendo preservados da perdição nas cestas das famílias homeschoolers e sendo ensinados por suas mães a memorizar o catecismo menor de Westmister! Há pequenos Samuéis nascendo como fruto de orações e sendo levados para servir a Deus nos cultos onde ouvem a voz de Deus chamando-os ao ministério! Há pequenos Josias ouvindo seus pais e pastores lendo livros de teologia e biografias dos reformadores! Há pequenos Luteros aprendendo a cantar Castelo Forte nos seus lares, escolas cristãs e igrejas! Há pequenos Calvinos estudando sobre os Cinco Solas da Reforma, e recitando poemas sobre a Tulipa e os Cinco Pontos do Calvinismo! Que esses pequenos começos nos encham de esperança! Que você, pai, mãe, avó, avô, professor e pastor cristão, seja estimulado a ensinar os pequeninos do seu rebanho aquelas verdades simples, mas robustas e poderosas da Palavra de Deus, para que eles cresçam no temor do Senhor, com um alimento espiritual saudável, com uma cosmovisão e comemorações diferentes das do mundo e com heróis dignos do nome e que representam nossa fé.

Por isso, às vésperas de mais um dia da Reforma, gostaria de recomendar aqui uma série de recursos que podem ajudá-lo a ensinar a história da Reforma Protestante e as suas doutrinas às crianças e jovens. A lista está longe de ser exaustiva, mas acredito que serve para dar ideias e, principalmente, para encorajamento, ao vermos tantos materiais novos sendo produzidos, a cada ano, por pastores, pais e professores que estão com seus corações ardendo com a redescoberta dessas verdades bíblicas, e fazendo o que podem para preservar e instruir os seus filhos na sã doutrina de Cristo. Apenas um pequeno alerta: não sejamos supersticiosos, achando que há poder em comemorações mecânicas do Dia da Reforma, em se vestir de Lutero para encenações, ou em fazer cartazes sobre os reformadores. Muito além de ver vídeos ou de participar de programações sobre a reforma em um dia do ano, as crianças precisam ver que o Sola Scriptura, o Sola Fide, o Sola Gratia, o Solus Cristus, e o Soli Deo Glória ardem nos nossos corações e se manifestam na nossa vida, decisões, prioridades. As crianças precisam aprender constantemente as histórias bíblicas e ler as Escrituras nos cultos domésticos e ouvir as pregações nos cultos. E, desde bebês em diante, com catecismos cada vez mais incrementados, elas podem ser ensinadas as doutrinas essenciais da nossa fé, as quais podem salvar as suas almas, preservá-las do erro, e fazer delas defensores e colunas da verdade em sua geração. Seja fiel no ensino e ore por suas crianças, para que Deus, por Sua graça, as use para a promoção do Seu reino.

Segue uma lista com links de livros, músicas e outros recursos que indicamos para ensinar sobre a história e as doutrinas da Reforma para criancas e jovens de diversas idades durante o ano inteiro:

História da Reforma e Biografias dos Reformadores:

Trilogia sobre a História dos Símbolos de Fé Reformados, com belas ilustrações, em promoção no site da Knox Publicações
Trilogia sobre a História dos Símbolos de Fé Reformados, com belas ilustrações, em promoção no site da Knox Publicações
Biografias de Pais da Igreja e Reformadores, incluindo Calvino, John Knox, John Owen e John Bunyan, da Knox Publicações e Monergismo.
Box A História dos Reformadores para Crianças, com vários livretos, editora Letras.
Para os pequeninos aprenderem ou reforçarem a alfabetização com o vocabulário e história da Reforma. Ed. Cultura Cristã.

e-book Reforma e Reformadores, compartilhado pela Igreja Presbiteriana do Jóquei

Cards Os Reformadores, compartilhado por @Educandoeevangelizando | Linktree

Catecismos e Doutrinas Reformadas:

Catecismo Simplificado para crianças de 0-5 anos
Catecismo Infantil, para crianças até 8 anos, da editora Pro Nobis
Catecismo Infantil, para crianças até 8 anos, editora Cultura Cristã
Breve Catecismo de Westminster Ilustrado por André Lima
Lançamento Imperdível! Tudo em um só livro! 2a. edição expandida, com cinco opções de catecismos, dos bebês aos adolescentes, e capítulos sobre como usar os catecismos no discipulado, no culto doméstico, na educação domiciliar, na escola cristã, além de uma excelente apologia e instruções práticas sobre como ensinar o Calvinismo para Crianças. Do Rev. Ewerton Tokashiki, editora Credo Reformado.
Lições baseadas no Breve Catecismo de Westminster, para crianças pequenas, do Pr. Christopher Vicente
Um clássico! Devocionais Diárias para a Família baseadas no Breve Catecismo de Westminster, da editora Shemá, prefácio de Solano Portela

Canções e Vídeos:

Baby Catecismo em Fantoches, do projeto Soli Deo Gloria, para crianças de 0-5 anos.
Catecismo para Crianças Pequenas, com fantoches e conversas.
A Historia da reforma, em Lego
A História da Reforma, O Grande Livro
A História de Martinho Lutero e outros reformadores, em inglês. Desenho animado do Torchlighters.
Corinho sobre a História da Reforma Protestante
Corinho sobre a Reforma Protestante e os Cinco Solas
Canções bilíngues baseadas no Catecismo Infantil de Westminster, do Maçãs de Ouro- áudio
Canções Baseadas no Catecismo, Stênio Marcus
Musical Infantil O que Deus É, da Igreja Presbiteriana do Jóquei
https://chat.whatsapp.com/Kp76UN3xW82Jmsc9S4yMfG Cantando o Breve-amostra. Link para Grupo WhatsApp

Outros Recursos:

Artigos Blog Maçãs de Ouro sobre a Reforma e Reformadores:

Poema A Flor da Salvação e Outras Ideias para Rememorar a Reforma Protestante, no blog Macas de Ouro
Artigo A Reforma Educacional de Lutero, blog Maçãs de Ouro
Um Pequeno Herói da Reforma- blog Maçãs de Ouro
Mulheres da Reforma Protestante Lady Jane Gray https://macasdeouroblog.com/blog/2017/11/03/mulheres-da-reforma-protestante-lady-jane-grey/
Seleção de vídeos e atividades da Reforma Protestante para Crianças, do ministério infantil tia Quelly Silva
E book Linha do Tempo e Atividades sobre a Reforma Protestante, do Jesus em Nosso Lar
Post criado 16

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo

Descubra mais sobre Maçãs de Ouro na Árvore da Vida

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading