Há poucos anos, quase não se falava sobre a importância da Reforma Protestante, muito menos às crianças. Que prova do agir de Deus é o despertamento para esse tema que temos visto surgir em tantas igrejas de várias denominações em nosso país! Pastores, professores e famílias têm ouvido falar e buscado aprender e ensinar sobre essa grande obra que o Senhor realizou há cerca de 500 anos, fazendo a luz da Sua Palavra brilhar num contexto de trevas, enganos, superstições e imoralidades, mesmo dentro da igreja corrompida daquele tempo. Deus foi abrindo os olhos de vários homens sinceros para os erros e enganos da igreja medieval, e a mensagem da Bíblia foi sendo redescoberta pelas pessoas comuns, e isso causou um impacto tão profundo na vida espiritual das pessoas individuais, nas famílias, nas igrejas e na cultura de países inteiros, que se fazem sentir até os nossos dias.
Parece, contudo, que os efeitos intelectuais e morais da Reforma, mesmo nos países em que ela predominou, têm diminuído grandemente, especialmente nos últimos cem anos. Não raro a Bíblia apresenta períodos de cerca de 400 anos para representar um longo tempo, capaz de desvanecer na memória de um povo as grandes obras de Deus. Como exemplo: os 400 anos em que os israelitas ficaram no Egito, antes do Êxodo; os 400 anos que precederam o cativeiro babilônico, e os 400 anos de silêncio que precederam a vinda de Cristo. Depois de cada um desses longos anos, Deus “se lembrou” do seu povo, e trouxe maravilhosas obras redentivas. E aqui estamos, mais de 400 anos depois do reavivamento e reforma que Deus operou no século 16, mais uma vez num mundo em trevas, no qual, apesar dos avanços na tecnologia da informação, a palavra de Deus parece estar encoberta debaixo dos entulhos litúrgicos das igrejas, comercializada pelos Tetzels das mega-igrejas e esquecida e desprezada em nossos próprios lares, que agora levantam os seus altares em torno dos ídolos do entretenimento, da televisão e da internet.
Se essa é a situação nas igrejas ditas evangélicas, que dizer do contexto nacional e mundial mais amplo, em que as crianças comemoram o Halloween no aniversário da Reforma Protestante, em que jovens mulheres comemoram a legalização do aborto em vários países, e em que terroristas muçulmanos violentos são defendidos por universitários?! Afetando mais diretamente a educação, temos a agenda global que busca destruir a autoridade e decência da família com a ideologia de gênero, com a valorização do ensino de religiões ocultistas nas escolas, e com a lavagem mental esquerdopata que busca acabar com a própria sanidade das crianças, inclusive com a defesa da legalização das drogas. Ah! Como o nosso mundo carece de outra Reforma!
Há, contudo, sinais da obra do Senhor, pelo menos aqui no Brasil. Há pequenos Moisés sendo preservados da perdição nas cestas das famílias homeschoolers e sendo ensinados por suas mães a memorizar o catecismo menor de Westmister! Há pequenos Samuéis nascendo como fruto de orações e sendo levados para servir a Deus nos cultos onde ouvem a voz de Deus chamando-os ao ministério! Há pequenos Josias ouvindo seus pais e pastores lendo livros de teologia e biografias dos reformadores! Há pequenos Luteros aprendendo a cantar Castelo Forte nos seus lares, escolas cristãs e igrejas! Há pequenos Calvinos estudando sobre os Cinco Solas da Reforma, e recitando poemas sobre a Tulipa e os Cinco Pontos do Calvinismo! Que esses pequenos começos nos encham de esperança! Que você, pai, mãe, avó, avô, professor e pastor cristão, seja estimulado a ensinar os pequeninos do seu rebanho aquelas verdades simples, mas robustas e poderosas da Palavra de Deus, para que eles cresçam no temor do Senhor, com um alimento espiritual saudável, com uma cosmovisão e comemorações diferentes das do mundo e com heróis dignos do nome e que representam nossa fé.
Por isso, às vésperas de mais um dia da Reforma, gostaria de recomendar aqui uma série de recursos que podem ajudá-lo a ensinar a história da Reforma Protestante e as suas doutrinas às crianças e jovens. A lista está longe de ser exaustiva, mas acredito que serve para dar ideias e, principalmente, para encorajamento, ao vermos tantos materiais novos sendo produzidos, a cada ano, por pastores, pais e professores que estão com seus corações ardendo com a redescoberta dessas verdades bíblicas, e fazendo o que podem para preservar e instruir os seus filhos na sã doutrina de Cristo. Apenas um pequeno alerta: não sejamos supersticiosos, achando que há poder em comemorações mecânicas do Dia da Reforma, em se vestir de Lutero para encenações, ou em fazer cartazes sobre os reformadores. Muito além de ver vídeos ou de participar de programações sobre a reforma em um dia do ano, as crianças precisam ver que o Sola Scriptura, o Sola Fide, o Sola Gratia, o Solus Cristus, e o Soli Deo Glória ardem nos nossos corações e se manifestam na nossa vida, decisões, prioridades. As crianças precisam aprender constantemente as histórias bíblicas e ler as Escrituras nos cultos domésticos e ouvir as pregações nos cultos. E, desde bebês em diante, com catecismos cada vez mais incrementados, elas podem ser ensinadas as doutrinas essenciais da nossa fé, as quais podem salvar as suas almas, preservá-las do erro, e fazer delas defensores e colunas da verdade em sua geração. Seja fiel no ensino e ore por suas crianças, para que Deus, por Sua graça, as use para a promoção do Seu reino.
Segue uma lista com links de livros, músicas e outros recursos que indicamos para ensinar sobre a história e as doutrinas da Reforma para criancas e jovens de diversas idades durante o ano inteiro:
História da Reforma e Biografias dos Reformadores:
e-book Reforma e Reformadores, compartilhado pela Igreja Presbiteriana do Jóquei
Cards Os Reformadores, compartilhado por @Educandoeevangelizando | Linktree
Catecismos e Doutrinas Reformadas:
Canções e Vídeos:
Outros Recursos:
Artigos Blog Maçãs de Ouro sobre a Reforma e Reformadores: