A FLOR DA SALVAÇÃO

Como Podemos Rememorar a Reforma com as Crianças?


Nesses dias especiais em que lembramos dos 500 anos da Reforma Protestante, muitos de nós, pais, pastores e professores estamos pensando em como podemos ensinar nossas crianças sobre a importância daquele evento e seu significado para nós hoje e o que nossos filhos precisam aprender para compreender e valorizar a herança que os reformadores nos deixaram.

Estudando a História da Igreja

Uma das maneiras de fazer isso é estudar com eles  a História da Igreja – e sugiro que deveríamos tê-la como parte do seu currículo escolar desde cedo, seja na escola cristã, escola dominical ou no lar, para que possam entender as maneiras como Deus tem conduzido a sua igreja desde os tempos do Antigo e Novo Testamento, passando pelos pais da igreja e cristãos medievais, a fim de que o significado da Reforma seja compreendido em seu contexto e o impacto das verdades redescobertas ali seja ressaltado à medida que a criança ou jovem entende também as trevas, a corrupção e a cegueira que dominava a igreja medieval. Elas devem então estudar os pré-reformadores, a vida e a obra de cada reformador, e a herança reformada nos países protestantes, e aprender a valorizar e aplicar a verdade bíblica também para a época, lugar e contexto em que vive.

Estudando as Doutrinas Reformadas

Outra abordagem importante é explicar para as crianças as principais doutrinas ou ensinos que a Reforma redescobriu. Uma das doutrinas centrais da Reforma, sobre a qual havia unanimidade entre os reformadores, era a doutrina da salvação. “Como Podemos Ser Salvos?” é realmente a pergunta mais importante da religião e que somente a Bíblia responde satisfatoriamente. Para crianças menores, você pode começar explicando os 5 “Solas” da Reforma: Sola Scriptura, Sola Fide, Sola Gratia, Solus Christus, e Soli Deo Gloria são doutrinas que explicam também como somos salvos. A Igreja Católica ensinava que nós podemos cooperar com Deus na nossa salvação, seja comprando perdão, fazendo boas obras, castigando a nós mesmos, conseguindo o favor do papa ou orando a santos. Os reformadores nos ensinaram que o caminho da salvação é encontrado somente na Bíblia (Sola Scriptura),  que a salvação não é comprada, mas é um presente da graça de Deus (Sola Gratia), que está somente em Cristo e que na cruz Ele fez tudo o que era necessário para salvar todo o seu povo (Solus Christus)  e que recebemos o dom da salvação somente pela fé nEle (Sola Fide) e assim, por que a Salvação é de Deus somente, toda a glória pertence a Ele (Soli Deo Gloria).

O Acrônimo TULIP

Mas há ainda um outro recurso que tem ajudado a igreja a lembrar e a compreender melhor essa importante doutrina da salvação redescoberta pelos reformadores. Trata-se do acrônimo TULIP. Vou lhes contar um pouco sobre a sua história, o que ele significa, e como ele pode nos ajudar no ensino das crianças:

Breve História dos Cinco Pontos do Calvinismo


Alguns anos depois da Reforma, um professor holandês chamado Jacó Armínio começou a ensinar coisas erradas sobre a salvação, que no fundo eram bem parecidas com os erros da igreja católica, pois ele dizia que o homem não é tão mau e pecador como a Bíblia diz, que ele pode fazer coisas para merecer a salvação, que ele pode escolher ou rejeitar a salvação, que é possível perder a salvação e outros erros. Cerca de 100 anos após a eclosão da reforma, em 1610, um ano após a morte de Armínio, os seus seguidores resumiram o ensino arminiano em cinco artigos que usaram para protestar contra a doutrina da salvação pregada na igreja reformada holandesa. Eles queriam que a Confissão Belga e o Catecismo de Heidelberg, que eram símbolos de fé reformados, fossem mudados para se conformarem ao ensino arminiano.

Por isso, em 1618 se convocou um sínodo nacional conhecido como o Sínodo de Dort, em que cerca de cem teólogos holandeses e de vários países reformados europeus se reuniram para examinar o ensino arminiano a luz das Escrituras. Durante seis meses foram realizadas 154 reuniões, em que eles estudaram e rejeitaram o ensino de Armínio como contrário às Escrituras e rebateram cada um desses erros com 5 verdades bíblicas sobre a Salvação, que explicam a nossa situação de pecado e a maneira como somos salvos, conforme ensinaram Lutero, Calvino e outros reformadores, os quais, embora divergissem aqui e ali em uma ou outra doutrina, eram unânimes em sua fé na doutrina bíblica da soberania de Deus e da inabilidade do homem na salvação.

Como a Tulipa pode Nos Ajudar?

Em inglês, essas 5 verdades ou pontos podem ser facilmente lembrados pelo acrônimo TULIP, cada letra nos lembrando de uma dessas verdades que a Bíblia ensina. Tulip é, em inglês, o nome de uma bela flor, muito cultivada na Holanda, que muitas vezes é desenhada com 5 pétalas (na verdade ela tem três pétalas e 3 sépalas que se parecem tanto com pétalas que a tulipa parece ter 6 pétalas). Assim, cada letra do seu nome nos lembra desses 5 pontos importantes que devemos compreender muito bem porque nos farão apreciar muito mais a bondade, a misericórdia e o poder de Deus em nos salvar.

Infelizmente no Português esses termos não se encaixam bem com as letras da Palavra Tulipa, então o jeito é aprendermos em inglês mesmo! Fizemos o poema abaixo especialmente para ajudar seus filhos a compreender essas verdades – e de quebra ainda aprenderão mais algumas palavras em inglês! Experimente também reforçar com atividades como: ler em voz alta, fazer um cartaz com o acrônimo, ilustrar cada ponto em um carta, recitar um jogral ou mesmo memorizar ou musicalizar esse poema! Indicaremos mais sugestões de atividades no final dessa postagem.  Vamos lá!

A Flor da Salvação 

A tulipa é uma flor que me ensina uma lição 
Suas cinco belas pétalas tem a ver com a salvação
Cada letra me ensina que não importa o que eu faça 
Salvo sou pois Deus me amou, não por obras, mas por graça.
T- Total Depravity (Depravação Total)
T é de total – De total depravação 
Quer dizer que sou tão mau- Pois sou um filho de Adão
Cada parte do meu ser está suja e corrompida 
Estou morto em meus pecados, sem vontade e sem vida.
U- Unconditional Election (Eleição Incondicional)
U e de “un” – que equivale ao nosso “in-“
De incondicional – assim foi minha eleição
Quer dizer que Deus me amou, nada dependeu de mim. 
Nada fiz pra merecer Seu amor e seu perdão.
L- Limited Atonement (Expiação Limitada)
L é de Limitada- Limitada expiação 
Quer dizer que não são todos os que alcançarão perdão 
Mas eu sei que estou seguro, Cristo não morreu em vão
Limitado é o número, mas não minha salvação.
I- Irresistible Call (Chamado Irresistível)
I é de irresistível – mesmo estando eu na lama
Deus me ama e me escolhe, e a quem escolhe, ele chama
Com o poder do seu Espírito ele muda o coração
Já não quero e não posso resistir ou dizer não.
P- Perseverance of the Saints (Perseverança dos Santos)
P é a perseverança – dos santos ou cristãos 
Quer dizer que eu jamais vou perder a salvação 
Todos os que são amados, eleitos e chamados 
Até chegar no céu, vão ser por Deus guardados.
Já sei o que significa – seja tulip ou tulipa 
É a flor da salvação – e como ela é bonita!
Como a Bíblia ensinou e explicou João Calvino
É a doutrina reformada do bondoso amor divino. 
                                                                                                      – K. Davis
É importante lembrar que esses cinco pontos são todos interligados e na verdade formam apenas uma única doutrina da Salvação. O teólogo J. I. Packer a resumiu em três palavras muito simples: “Deus Salva Pecadores”. Assim, devemos tentar ver como essa doutrina é uma só:  
1- (Depravação Total) Nós somos pecadores totalmente perdidos e incapazes de fazer qualquer coisa pela nossa salvação. Nossa mente, nossa vontade e coração estão mortos para as coisas de Deus e nunca poderíamos ser salvos se não fosse por iniciativa e poder divinos. Por isso reconhecemos com gratidão que:

2- (Eleição Incondicional) Deus é soberano na salvação e escolhe aqueles que salva sem mérito algum de nossa parte, e não porque prevê que uns serão melhores ou terão mais fé que outros. Ora, se Ele escolhe alguns para salvação, segue-se que:

3- (Expiação Limitada) Cristo não morreu por todos os homens, apenas oferecendo uma possibilidade de salvação para alguns que vierem a crer (podemos comparar a doutrina arminiana a uma ponte muito larga, mas incompleta), mas Ele morreu apenas pelos eleitos, a quem salva de verdade e completamente (compare a uma ponte estreita, mas que leva até o outro lado do rio); o limite está no número dos eleitos, mas não no poder de Cristo, que salva completamente os eleitos. E como Deus os salva?

4- (Chamado Irresistível) Deus dá nova vida ao pecador pela obra regeneradora do Espírito Santo no seu coração, que lhe chama de entre os mortos de uma maneira poderosa e irresistível pela Palavra e lhe dá o desejo e a capacidade de ter fé e de obedecer a Palavra de Cristo. E, com o mesmo poder que Deus chama o pecador à vida e à fé em Cristo, Ele o sustenta, de modo que:

5- (Perseverança dos Santos) Aqueles a quem Deus escolhe, e chama, e dá nova vida, fé e o desejo de viver para a glória dEle, a esses Ele promete sustentar pelo seu poder a fim de que perseverem na graça de Deus até o fim, de modo que jamais podem perder a sua salvação.

* Para quem deseja estudar melhor o significado de cada termo, indicamos o livro Calvinismo, de Paulo Anglada, disponível na loja da Knox Publicações.

Sugestões de Atividades Complementares: 

Para todas as Idades:

Responda:

– O que a Bíblia ensina sobre a Salvação?

– O que Deus o Pai, Deus o Filho e Deus o Espirito Santo fazem na nossa salvação?

– Por que o ensino bíblico sobre a salvação é precioso e belo? 

Para Crianças Pequenas: 

– Recite o poema

– Ilustre cada seção do poema

– Copie o acrônimo Tulip com os termos em Inglês e a tradução para o português

– Pesquise mais sobre a Tulipa (número de pétalas, cores, tamanho, como plantar, etc.)

– Pesquise mais sobre a Holanda e sua relação com a Reforma – e com as tulipas!

– Aprenda a desenhar uma tulipa. Você pode escolher um dos modelos abaixo:

Para Crianças Mais Velhas:

– Pesquise mais sobre a história dos 5 pontos do Calvinismo e sobre o Sínodo de Dort e compartilhe com sua família ou classe o que aprendeu.

– Elabore um quadro comparativo mostrando os 5 pontos do Arminianismo versus os 5 pontos do Calvinismo.

– Pesquise pelo menos um (ou mais) textos bíblicos que comprovem cada ponto do acrônimo Tulip.

– Pesquise sobre a Vida de João Calvino e escreva um breve texto com sua biografia.

– Explique oralmente ou em uma redação como os 5 pontos do Calvinismo formam uma única doutrina da salvação.

– Pesquise mais sobre a Igreja Reformada Holandesa e sobre os símbolos de fé adotados por ela.

– Se familiarize com os Cânones de Dort, e leia porções dele sobre um dos 5 pontos do Calvinismo.
Post criado 133

2 comentários em “A FLOR DA SALVAÇÃO

  1. Nossa que estudo completo para fazermos com as crianças. Muito obrigada por compartilharem conosco esse estudo precioso.
    Karis sou sua aluna no curso SIMEDUC, vc é uma excelente professora, Deus te abençoe. Bjos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo

Descubra mais sobre Maçãs de Ouro na Árvore da Vida

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading